Terminado o Inverno, penso eu, pois até há três ou quatro dias as temperaturas eram de Inverno, parece que chegou finalmente a Primavera.
Dando uma vista de olhos pela horta reparei que as laranjeiras e as tangerineiras apreciaram a melhoria do tempo brindam-me como milhares de flores.
Parece que este será um bom ano para a produção de laranjas, tangerinas e limões.
Laranjeira |
Apesar do frio,que se fez sentir no Inverno, as minhas laranjeiras, tangerineiras e limoeiro conseguiram sobreviver sem qualquer tipo de dano.
Estou um pouco preocupada pois as folhas têm ganho uma espécie de cobertura preta, não sei bem o que é, as espero que a Natureza se livre dela naturalmente. Não tenho por hábito aplicar qualquer produto fitofarmacêutico nas minhas culturas.
Tangerineira |
No ano que passou tive muitas laranjas e tangerinas, mas muito menos que em anos anteriores, pois as árvores foram podadas. Tive algum receio pois a minha mãe decidiu podá-las e na altura pareceu-lhe que lhe tinha cortado muito.
A poda das laranjeiras e tangerineiras
A poda decorreu no mês de Março. As árvores foram educadas pois estavam a ficar muito altas. Este ano nota-se que nos novos rebentos proliferam as flores. Se o tempo for favorável acredito que a produção será maior do que no ano anterior à poda.
As minhas laranjas são muito grandes e docinhas, não têm grainhas ou caroços, assim como as tangerinas. Uma das tangerineiras, não sei bem porquê, ou melhor, se calhar sei, tem sempre tantas mas tantas tangerinas que parecem bolas de ping pong, mas mantêm a doçura.
A colheita
É costume colher os primeiros frutos nos meses de Outubro e Novembro. Nos meses de Janeiro apanhamos tudo das árvores, deixando apenas umas quantas em cada árvore, parece que elas gostam. Se não as apanharmos o frio, gelo e geadas acabam por as estragar.
Dificuldades de produzir as primeiras laranjas
Não foi fácil conseguir as as laranjeiras começassem a produzir. A primeira que plantámos esteve por lá no jardim anos a fio e nada. Até que seguidos alguns conselhos que nos diziam que lhe deveríamos bater no toro com outro pau até ferir a casca. Assim fizemos e sabe-se lá porquê no ano seguinte lá apareceram as primeiras laranjas.
O que fazer quando se queimam com as geadas ou gelo do Inverno
Houve anos em que devido aso rigorosos Invernos se queimaram algumas árvores, o que foi muito triste. Esperámos que o Inverno terminasse e cortamos a parte queimada, aquelas que ficaram mais mal tratadas foram toradas e elas lá rebentaram. Por vezes ainda aparecem uns rebentos bravios, cheios de picos, mas nada de grande importância ou preocupação. Infelizmente por vezes elas morrem mesmo e a solução é plantar novas árvores.
Sem comentários:
Enviar um comentário