20 de maio de 2013

Kiwi

Quiuí, quivi ou kiwi, um fruto muito apreciado e cultivado em Portugal. É uma planta em que a fase de floração, Primavera/Verão coincide com a formação de geadas tardias o que compromete a floração polinização.  

                                                    
Existem muitas espécies de Kiwi, as mais tradicionais onde é necessário ter um macho para cada duas ou três fêmeas, caso o contrário não há polinização nem frutificação, há já muitas espécies híbridas onde a polinização é mais fácil.

 Trata-se de uma planta, que pode ser guiada e formar quase que uma parede ou arbusto e que necessita de grandes quantidades de água.
 Nesta fase os meus KIWI dependem da mãe Natureza, as noites têm estado muito frias, ainda há neve na Serra da Estrela, pelo que a probabilidade de formação de geadas nocturnas é muito grande. Acredito que se as geadas não se formarem nas próximas três noites, acho que este ano estão safos.
 Nos finais do Outono, inícios do Inverno, transplantei algumas flores, crisântemos, para lhes não perder o lugar coloquei umas estacas, feitas com varas recolhidas da poda dos KIWIs e não é que eles estão como se vê na fotografia.
 Não sei se enraizaram o suficiente para serem já arrancados. Não vou arriscar e espero pelo Outono para arrancar e colocar noutro sítio.
Se enraizarem mesmo, ainda assim terei um problema pois não sei se são macho ou fêmea.
 Logo se verá.

Para quem quiser ter estes frutos no jardim é muito fácil é recolher umas varas retiradas de KIWI adultos, enterrar no solo e deixar que a Natureza faça o seu trabalho.




4 comentários:

  1. Ola boa noite, eu gostaria de saber se a abelha arapua ela serve para a polinização ou para a destruição das flores do kiwi, O meu pé de kiwi ele deu muitas flores e não segurou nem uma flor e nem deu nem 1 kiwi se quer, poderia me passar alguma informação no que devo fazer com mais urgência se possível, Agradeço VALEUUU

    ResponderEliminar
  2. Ola boa noite, eu gostaria de saber se a abelha arapua ela serve para a polinização ou para a destruição das flores do kiwi, O meu pé de kiwi ele deu muitas flores e não segurou nem uma flor e nem deu nem 1 kiwi se quer, poderia me passar alguma informação no que devo fazer com mais urgência se possível, Agradeço VALEUUU

    ResponderEliminar
  3. O kiwi para produzir tem de te a polinização correcta, isto é se não me engano já há plantas que foram modificadas e conseguem produzir por si só, mas na grande maioria e para que o sucesso seja garantido terá de ter sempre plantas fêmeas e machos, se assim não for ainda que haja flor nunca irá haver fruto. Espero ter ajudado, lamento mas não sei muito mais sobre o assunto. Abraço

    ResponderEliminar
  4. Plantei em vasos alguns kiwis, já atingiram cerca de 2 metros de altura. Devem se espontados afim de engrossarem ou esse serviço só pode ser efectuado em Janeiro .Obrigado pela informação, caso esteja ao vosso alcance claro, abraço.

    ResponderEliminar