5 de dezembro de 2013

Pitaya Amarela, o fruto do momento...

Já há alguns meses que recebi umas sementes de Pitaya, que me enviaram da Austrália, como não poderia deixar de ser semeei-as e lá nasceram, mas o seu crescimento tem-se revelado muito lento, mas parece que é normal.

No fim de semana vi que o LIDL tinha à venda nestes dias Pitaya Amarela, claro está que eu tinha que comprar, ou pelo menos ver como era o fruto. Na hora de almoço de hoje lá fui eu comprar a Pitaya Amarela. Parece uma pinha, pesa cerca de 200gr, a pele assemelha-se à da nêspera. O interior esse só o saberei mais tarde quando chegar a casa e a abrir. Irei aproveitar para provar e guardar algumas sementes, que irei semear.

Parece que está na moda, pois aparece em tudo o que é lado a dizer que é o fruto ideal para manter a forma. Só com esta não poderei dizer e pelo preço, se não se comer mais nada, é claro que ajuda, pois o dinheiro não dará para comprar muitas e mantém-se a linha pois não se come.

26 comentários:

  1. Olá boa noite,
    Antes de mais, quero dar-lhe os parabéns pelo site. Será, sem dúvida, um lugar que voltarei.

    Eu adoro plantar coisas novas e diferentes. É sempre bom ir ao quintal e olhar para todas as plantas a desenvolverem-se...

    Já agora a Pitaya Amarela era boa? Ou não vale o esforço?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa Noite Pedro Videira, antes de mais obrigada pela sua visita e pelas suas palavras. A pitaya amarela valeu cada cêntimo e tentarei que germine alguma das sementes que possuo. Em comparação com a pitaya rosa, a amarela, para mim é muito melhor, mais fresca e doce, a pitaya rosa pareceu-me um pouco ácida e sem sabor.

      Cump. P.Tomaz

      Eliminar
    2. OLA, sou vendedor de mudas de pitayas de varias cores, e frutiferas extremamete exoticas algumas da africa desconhecida no brasil, mando por corrreios sem problemas. Contato maskara_003@yahoo.com.br ou 17-991831904.
      Agradeço a atençao.

      Eliminar
    3. Olá Boa noite, estou interessado em mudas de pitaya, sou português, o Senhor envia também para Portugal?

      Eliminar
  2. Boa noite
    Tenho várias Pitayas germinadas e concordo que são realmente de crescimento lento no entanto germinam muito bem. Tenho também em crescimento Tomarilhos Kumquats e Mangas e Goji
    Posso trocar por muda de Maracuja Banana.
    Descobri também um site muito interessante para nós www.montrazona.pt assim com um blog gojiberries qq coisa blog spot.
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. As sementes da pitaia nascem bem, mas o problema é dar continuidade em Portugal. É um cato que necessita de clima apropriado. É como a papaia que germina mas depois é complicado fazê-las desenvolver. O problema da pitaia é que mesmo que desenvolva, demora bastante tempo a atingir a maturidade e dar fruto (como o figo da índia)

    ResponderEliminar
  4. OLA, sou vendedor de mudas de pitayas de varias cores, e frutiferas extremamete exoticas algumas da africa desconhecida no brasil,Framboesas, massala, cagaita, mangostin, carissa, camu-camu, e muitas outras ja produzindo. São de muita qualidade. passo modo de compra por email. mando por corrreios sem problemas. Contato maskara_003@yahoo.com.br ou 17-991831904.
    Agradeço a atençao.

    ResponderEliminar
  5. ola eu trouxe do brasil pitaias vermelhas, mas infelizmente o vento levou as sementes do meu terraço. Comprei pitaias amarelas no pingo doce e agora tenho umas vinte plantas lindas. O sabor das amarelas é o melhor.

    ResponderEliminar
  6. E simples manter um bom desenvolvimento da pitaya em Portugal, sem duvida que temos de levar em consideração o factor temperatura, mas com uma estufa desenvolve se muito bem, isto no Inverno, que no verão está no habitate dela, tenho bastantes, onde fiz diversos testes, ate mesmo a melhor forma de crescimento da planta, ate que cheguei a conclusão certa, mas uma coisa e certa, desenvolve se muito bem sim

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Paulo tenho três plantas de pitaya amarela uma delas tem três folhas já tem perto de 10 cm. mas acho que com o frio estacionou o crescimento, mesmo dentro da casa, misturei terra de jardim com areia.Fiz bem?

      Eliminar
    2. Viva Paulo tenho três plantas de pitaya amarela uma delas tem três folhas já tem perto de 10 cm. mas acho que com o frio estacionou o crescimento, mesmo dentro da casa, misturei terra de jardim com areia.Fiz bem?

      Eliminar
  7. Eu já tenho frutos há tres anos.vermelhas de polpa branca e amarelas .

    ResponderEliminar
  8. Eu prefiro a amarela. Tem um sabor diferente. As minhas mudas não vingaram. Estou no estrangeiro tentei comprar pitaya amarela para depois colher as sementes e semear mas não tive sucesso.

    ResponderEliminar
  9. Eu vendo mudas de pitaya em Portugal!
    Estou no OLX!
    Fernanda Palma

    ResponderEliminar
  10. Eu vendo mudas de pitaya em Portugal!
    Estou no OLX!
    Fernanda Palma

    ResponderEliminar
  11. Boas, tenho pitayas à 5 anos no algarve, até crescem bem mas fruta nada é uma planta que precisa não só de temperatura média nos 30º mas também muita humidade... tipo vietnam onde prospera... acho que não dá mesmo

    ResponderEliminar
  12. Boa noite caros amigos.
    A muito tempo que por aqui não passo com o assunto das pitayas, como havia dito, tenho uma boa quantidade de pês de pitaya, e tenho feito tudo quanto e experiencias com a planta, já tive frutos sim, mas uma coisa e certa, a planta necessita de bastante matéria orgânica, a sua adubação, e de preferencia, cubram o pe com plastico a sua volta no inverno para não encharcar, quem tive possibilidade, pode também cobrir com rede sombra para proteger da geada direta, que produzem sim, eu vivo em Sesimbra, junto ao mar e as plantas não mani festão desagrado pelo ar do mar, faz dormência sim, durante o período do inverno, agora se fizerem como eu referi aqui atras cobrir o pê da planta, vão observar que e benéfico, alem do mais temos um clima que não e dos piores para esse mesmo cultivo, algumas duvidas estarei a disposição para ajudar.
    paulosalvado1967@gmail.com

    ResponderEliminar
  13. Boa noite caros amigos.
    A muito tempo que por aqui não passo com o assunto das pitayas, como havia dito, tenho uma boa quantidade de pês de pitaya, e tenho feito tudo quanto e experiencias com a planta, já tive frutos sim, mas uma coisa e certa, a planta necessita de bastante matéria orgânica, a sua adubação, e de preferencia, cubram o pe com plastico a sua volta no inverno para não encharcar, quem tive possibilidade, pode também cobrir com rede sombra para proteger da geada direta, que produzem sim, eu vivo em Sesimbra, junto ao mar e as plantas não mani festão desagrado pelo ar do mar, faz dormência sim, durante o período do inverno, agora se fizerem como eu referi aqui atras cobrir o pê da planta, vão observar que e benéfico, alem do mais temos um clima que não e dos piores para esse mesmo cultivo, algumas duvidas estarei a disposição para ajudar.
    paulosalvado1967@gmail.com

    ResponderEliminar
  14. Vivo na Madeira e tenho várias plantas de pitaya amarela, que desde o ano passado têm dado frutos maravilhosos. Neste momento estão a dar flor e ainda esta noite abriu uma! Trouxe uma pitaya amarela do Brasil há cerca de 4 anos, semeei as sementes e facilmente nasceram as plantas.
    Sou simplesmente um curioso na área agrícola. Tenho uma pequena plantação a cerca de 600 m de altitude. Devido ao pouco cuidado que dei a esta plantação, por motivos da minha actividade profissional, o resultado não foi o melhor. Contudo, plantei algumas plantas em vasos na minha casa do Funchal e são estas que deram fruto no ano passado e agora estão cheias de flores.
    Penso que a Madeira tem condições climatéricas para a produção deste fruto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva, achei muito interessante o seu post. Gostava muito de conversar consigo a esse respeito , vamos no Funchal a semana que vem para a noite domercado, vivemos no Porto Santo, convidava para umas ponchas, tenho também pitaya ... sem frutos. Diga qualquer coisa. Abraço. JAMY

      Eliminar
    2. Não estarei no Funchal até ao dia 27. Facilmente encontra-me na Clínica Médica da Ajuda à tarde.

      Eliminar
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  16. Tenho 2 pés de pitaia com 1,20 m .em vaso vou muda-la para a estufa. também consegui algumas mudas já com cerca de 20 cm.espero conseguir frutos .

    ResponderEliminar
  17. Olá!
    Estou no OLX!
    Vendo 4 espécies de estacas/mudas de pitaya!
    Telemóvel: 917514678
    fmppalma@gmail.com

    ResponderEliminar