31 de maio de 2013

Batatas

Numa horta que se preze, pelo menos por estes lados, não podem faltar as batatas. Como se diz por aqui são as batatas que enchem a casa e evitam que se passe fome.

Claro que na minha horta não poderiam faltar as batatas.


 As batatas este ano foram plantadas no dia 14 de Abril, aproveitando uma trégua do tempo chuvoso.

Como se pode plantar as batatas.

Preparar as plantas, sementes

Antes de se plantarem as batatas precisamos de ver se estão greladas. 
Uma batata grelada pode dar muitos pedaços para serem plantados. Cada grelo, ou olho pode ser cortado e plantado. Por precaução deve-se deixar dois grelos e cortar as batatas uma semana antes de se plantar, pois desta forma os grelos ficam mais resistentes e começam a desenvolver-se algumas raízes, nascendo assim uma batateira mais vigorosa e resistente.

Plantação

Usamos o método tradicional, a bela da enxada. Nada que meta medo pois o terreno não é assim tão grande. Fizemos os regos com uma distância entre eles de cerca de 25 cm e colocaram-se as batatas com uma distância entre elas de cerca de 30 a 40 cm. 
Não se podem plantar muito bastas pois impede que cresçam, ficam muito ao de cima da terra e ficam amarelas com o sol e aquando do arranque partem-se, pois não se sabe muito bem onde elas andam.
Batatal no dia 20/05/2013



Inimigos das batatas

Os grandes inimigos das batatas são desde logos as geadas tardias, que gelam as suas folhas, queimam-nas; Este ano aconteceu-me há duas semanas.
Batateira queimada pelas geadas.
Os fungos como o míldio e o oídio que surgem devido às grandes variações do tempo, grande instabilidade, ora frios intensos, chuvas, ora tempo muito quente com grandes níveis de radiações solares;

E os insectos, nomeadamente o escaravelho da batata. Este insecto alimenta-se da folha da batateira, deposita os seu ovos, nascem novos insectos e no final da colheita como que hibernam e no ano seguinte lá estão eles outra vez. A solução, para não se utilizar produtos fitofarmacêuticos é apanhar um a um logo quando aparecem os primeiros e desta forma a praga fica controlada.

Outro dos problemas é o alfinete, outro bichinho que anda no solo e vai furando as batatas que vão crescendo. Quando se colhem as batatas elas parecem ter escorbuto e outras doenças. Relativamente ao alfinete é usual deitar-se na terra antes da plantação enxofre, cinza e cal.

Ultimamente um dos maiores problemas é a borboleta, um pequeno insecto, uma espécie de traça que surge nas batatas, quando estas já estão armazenadas em casa. Há quem diga que já vão da terra pois um qualquer insecto deposita os ovos quando a batata está quase criada, bem quanto a isso nada sei. Esta traça deposita uns ovos na batata colhida e pois a batata aparece toda furada e no seu interior tem um outro insecto. Estragando assim grande parte das batatas. Por estes lados é usual fazer-se uma fumigação do locar de armazenamento com enxofre, cal vida e coloca-se por cima das batatas ramos de eucalipto.

Sem comentários:

Enviar um comentário