31 de maio de 2013

Batatas

Numa horta que se preze, pelo menos por estes lados, não podem faltar as batatas. Como se diz por aqui são as batatas que enchem a casa e evitam que se passe fome.

Claro que na minha horta não poderiam faltar as batatas.


 As batatas este ano foram plantadas no dia 14 de Abril, aproveitando uma trégua do tempo chuvoso.

Como se pode plantar as batatas.

Preparar as plantas, sementes

Antes de se plantarem as batatas precisamos de ver se estão greladas. 
Uma batata grelada pode dar muitos pedaços para serem plantados. Cada grelo, ou olho pode ser cortado e plantado. Por precaução deve-se deixar dois grelos e cortar as batatas uma semana antes de se plantar, pois desta forma os grelos ficam mais resistentes e começam a desenvolver-se algumas raízes, nascendo assim uma batateira mais vigorosa e resistente.

Plantação

Usamos o método tradicional, a bela da enxada. Nada que meta medo pois o terreno não é assim tão grande. Fizemos os regos com uma distância entre eles de cerca de 25 cm e colocaram-se as batatas com uma distância entre elas de cerca de 30 a 40 cm. 
Não se podem plantar muito bastas pois impede que cresçam, ficam muito ao de cima da terra e ficam amarelas com o sol e aquando do arranque partem-se, pois não se sabe muito bem onde elas andam.
Batatal no dia 20/05/2013



Inimigos das batatas

Os grandes inimigos das batatas são desde logos as geadas tardias, que gelam as suas folhas, queimam-nas; Este ano aconteceu-me há duas semanas.
Batateira queimada pelas geadas.
Os fungos como o míldio e o oídio que surgem devido às grandes variações do tempo, grande instabilidade, ora frios intensos, chuvas, ora tempo muito quente com grandes níveis de radiações solares;

E os insectos, nomeadamente o escaravelho da batata. Este insecto alimenta-se da folha da batateira, deposita os seu ovos, nascem novos insectos e no final da colheita como que hibernam e no ano seguinte lá estão eles outra vez. A solução, para não se utilizar produtos fitofarmacêuticos é apanhar um a um logo quando aparecem os primeiros e desta forma a praga fica controlada.

Outro dos problemas é o alfinete, outro bichinho que anda no solo e vai furando as batatas que vão crescendo. Quando se colhem as batatas elas parecem ter escorbuto e outras doenças. Relativamente ao alfinete é usual deitar-se na terra antes da plantação enxofre, cinza e cal.

Ultimamente um dos maiores problemas é a borboleta, um pequeno insecto, uma espécie de traça que surge nas batatas, quando estas já estão armazenadas em casa. Há quem diga que já vão da terra pois um qualquer insecto deposita os ovos quando a batata está quase criada, bem quanto a isso nada sei. Esta traça deposita uns ovos na batata colhida e pois a batata aparece toda furada e no seu interior tem um outro insecto. Estragando assim grande parte das batatas. Por estes lados é usual fazer-se uma fumigação do locar de armazenamento com enxofre, cal vida e coloca-se por cima das batatas ramos de eucalipto.

26 de maio de 2013

As favas

As minhas favas sobreviveram ao rigoroso Inverno deste ano e estão prontas para serem colhidas e comidas as sua vagens. Quanto ao grão ainda é necessário espera mais uma semaninha.



                                                           



25 de maio de 2013

Dióspireiro em flor

O dióspireiro, a árvore do dióspiro já tem flor. As flores surgem com o aquecer do tempo na Primavera. Este ano está muito carregado de flores, espero que o tempo seja propício e possam ser criados muitos dióspiros.                                         . 
Esta variedade chama-se dióspiro maçã, pode comer-se como se fosse uma maçã. Não se deve deixar madurar muito. Quando ficam com a cor laranja, quase rosado devem ser apanhados. Podem ser guardados num local fresco por algum tempo.

                                                      
 Estes dióspiros estarão prontos a colher lá para os meses de Outubro e Novembro.
Nesta variedade de dióspiro aparecem por vezes algumas sementes, tal como aparece nas maçãs. Podem aproveitar-se estas sementes para semear e criar novos dióspireiros. 
Este processo é muito lento e não garante que a árvore produza frutos e que se os produzam sejam da mesma qualidade. O método mais usado para a sua propagação é a estaquia/enxertia. Cortam-se uns ramos da árvore e enterram-se para que ganhem raízes.

23 de maio de 2013

Laranjeiras em flor


Terminado o Inverno, penso eu, pois até há três ou quatro dias as temperaturas eram de Inverno, parece que chegou finalmente a Primavera.

Dando uma vista de olhos pela horta reparei que as laranjeiras e as tangerineiras apreciaram a melhoria do tempo brindam-me como milhares de flores.
Parece que este será um bom ano para a produção de laranjas, tangerinas e limões.
Laranjeira
Apesar do frio,que se fez sentir no Inverno,  as minhas laranjeiras, tangerineiras e limoeiro conseguiram sobreviver sem qualquer tipo de dano.

Estou um pouco preocupada pois as folhas têm ganho uma espécie de cobertura preta, não sei bem o que é, as espero que a Natureza se livre dela naturalmente. Não tenho por hábito aplicar qualquer produto fitofarmacêutico nas minhas culturas.
Tangerineira
No ano que passou tive muitas laranjas e tangerinas, mas muito menos que em anos anteriores, pois as árvores foram podadas. Tive algum receio pois a minha mãe decidiu podá-las e na altura pareceu-lhe que lhe tinha cortado muito.

A poda das laranjeiras e tangerineiras

A poda decorreu no mês de Março. As árvores foram educadas pois estavam a ficar muito altas. Este ano nota-se que nos novos rebentos proliferam as flores. Se o tempo for favorável acredito que a produção será maior do que no ano anterior à poda.

As minhas laranjas são muito grandes e docinhas, não têm grainhas ou caroços, assim como as tangerinas. Uma das tangerineiras, não sei bem porquê, ou melhor, se calhar sei, tem sempre tantas mas tantas tangerinas que parecem bolas de ping pong, mas mantêm a doçura.

A colheita

É costume colher os primeiros frutos nos meses de Outubro e Novembro. Nos meses de Janeiro apanhamos tudo das árvores, deixando apenas umas quantas em cada árvore, parece que elas gostam. Se não as apanharmos o frio, gelo e geadas acabam por as estragar.

Dificuldades de produzir as primeiras laranjas

Não foi fácil conseguir as as laranjeiras começassem a produzir. A primeira que plantámos esteve por lá no jardim anos a fio e nada. Até que seguidos alguns conselhos que nos diziam que lhe deveríamos bater no toro com outro pau até ferir a casca. Assim fizemos e sabe-se lá porquê no ano seguinte lá apareceram as primeiras laranjas.


 O que fazer quando se queimam com as geadas ou gelo do Inverno

Houve anos em que devido aso rigorosos Invernos se queimaram algumas árvores, o que foi muito triste. Esperámos que o Inverno terminasse e cortamos a parte queimada, aquelas que ficaram mais mal tratadas foram toradas e elas lá rebentaram. Por vezes ainda aparecem uns rebentos bravios, cheios de picos, mas nada de grande importância ou preocupação. Infelizmente por vezes elas morrem mesmo e a solução é plantar novas árvores.



20 de maio de 2013

Kiwi

Quiuí, quivi ou kiwi, um fruto muito apreciado e cultivado em Portugal. É uma planta em que a fase de floração, Primavera/Verão coincide com a formação de geadas tardias o que compromete a floração polinização.  

                                                    
Existem muitas espécies de Kiwi, as mais tradicionais onde é necessário ter um macho para cada duas ou três fêmeas, caso o contrário não há polinização nem frutificação, há já muitas espécies híbridas onde a polinização é mais fácil.

 Trata-se de uma planta, que pode ser guiada e formar quase que uma parede ou arbusto e que necessita de grandes quantidades de água.
 Nesta fase os meus KIWI dependem da mãe Natureza, as noites têm estado muito frias, ainda há neve na Serra da Estrela, pelo que a probabilidade de formação de geadas nocturnas é muito grande. Acredito que se as geadas não se formarem nas próximas três noites, acho que este ano estão safos.
 Nos finais do Outono, inícios do Inverno, transplantei algumas flores, crisântemos, para lhes não perder o lugar coloquei umas estacas, feitas com varas recolhidas da poda dos KIWIs e não é que eles estão como se vê na fotografia.
 Não sei se enraizaram o suficiente para serem já arrancados. Não vou arriscar e espero pelo Outono para arrancar e colocar noutro sítio.
Se enraizarem mesmo, ainda assim terei um problema pois não sei se são macho ou fêmea.
 Logo se verá.

Para quem quiser ter estes frutos no jardim é muito fácil é recolher umas varas retiradas de KIWI adultos, enterrar no solo e deixar que a Natureza faça o seu trabalho.




18 de maio de 2013

Fertilizante Natural

Esta manhã fui à procura de Urtigas, para fazer um fertilizante natural/biológico. 

                                                    
Este fertilizante será usado em fertirrigação, isto é será usado na rega das plantas a horta e ao mesmo tempo irá fertilizá-las.
Geralmente a urtiga não é muito bem-vinda nos campos, trata-se de uma infestante que prolifera com muita facilidade e causa irritação e urticaria quando tocada sem luvas ou outro tipo de protecção. 
Recentemente descobri que a urtiga tem um enorme potencial, é uma amiga da agricultura biológica. é um excelente fertilizante.

Podemos utilizar a urtiga de diversas formas:
-  como adubação em verde, isto é enterrá-la na terra ainda verde, devemos de ter cuidado e verificar se não tem as sementes já desenvolvidas pois se isso acontecer pode causar problemas no futuro pois as sementes germinarão e teremos a nossa terra infestada de urtigas.

- como fertirrigação, cortam-se algumas urtigas deitam-se num recipiente, enchemos com água e deixamos, como que a macerar, durante alguns dias. 

A água ficará com um cheio muito desagradável, quase fétido. Passados três ou quatro dias usamos essa água, directamente ou diluída  devemos de ter em conta  a quantidade de urtigas utilizadas. 
As urtigas colocadas na água podem ser enterradas, incorporadas no solo enriquecendo-o com muitos nutrientes.

Desta forma estamos a regar e fertilizar as nossas culturas. Simples, barato e acima de tudo natural, amigo do ambiente.




15 de maio de 2013

Nêsperas

Muitas pessoas têm mostrado curiosidade relativamente às sementes das nêsperas e à forma como se podem semear.
Nêsperas ou Magnórios

Devemos colher as sementes retiradas do interior do fruto. Pode-se semear de imediato em terra ou substrato, não é necessário ter muitos cuidados. Pode-se de igual forma guardar e semear no final do Inverno seguinte.
Como é do conhecimento geralmente as nespereiras necessitam de estar acompanhadas, isto é, temos de ter quase sempre duas ou mais devido a questões relacionadas com a polinização.
Antes de se comer deve-se retirar a casca

Sei que há já muitas plantas que produzem mesmo estando sozinhas. Eu tenho uma que está sozinha e nunca deu. Tenho duas juntas e criam flor e pequenos frutos, contudo os Invernos rigorosos e as Primaveras frias têm comprometido o crescimento dos frutos. Tenho também uma outra nespereira que estando sozinha todos os anos cria um ou outro fruto, não vingam mais pois está num terreno muito frio e as geadas têm feito muitos estragos. 

O interior da nêspera costuma ter três sementes

Por aqui crê-se que quando se retiram as sementes, se semearmos a semente do meio a nespereira não necessita de companhia e se for plantada num local ameno, ela frutificará facilmente


                                                  

14 de maio de 2013

Maracujá

A Amélia deu-me no mês de Janeiro umas sementes de maracujá, um maracujá que dá frutos mais pequenos e de cor amarela. 

Como era de esperar tratei de semear algumas sementes. Quase que desesperei pois a sua germinação foi muito lenta. Mas lá nasceram cinco plantinhas, ao fim de cerca de 25 dias.


Ontem no final da tarde, 11/05/2013, como tive um tempinho livre decidi transplantar cada planta para um vaso, para que assim se possam desenvolver um pouco mais antes de as plantar no jardim.
11/05/2013

A minha esperança é que em breve possa ter maracujás, não sei bem qual é a qualidade, mas continuo com a minha pesquisa.
Se as frutas que produzir não forem lá muito boas também não faz mal, pois a planta irá certamente embelezar o jardim, pois os maracujá são umas excelentes trepadeiras com flores muito bonitas.


12/05/2013



13 de maio de 2013

Semente de Cebolo

Plantar cebolas para criar sementes de cebolo/cebolas.

Nesta altura do ano para além de se plantar o cebolo, para que depois possa produzir as cebolas, devemos sempre plantar algumas cebolas da colheita do ano anterior, já greladas ou mesmo por grelar. 

É a partir destas cebolas que vamos produzir e colher as sementes de cebolo/cebolas que iremos semear durante o Inverno.


11/05/2013

11/05/2013
Plantação feita no dia 11/05/2013


12 de maio de 2013

Morangos Selvagens

Decidi plantar os morangos selvagens que trouxe há uns meses da Casa da Ínsua - Penalva do Castelo.




Quando os trouxe, em pleno Inverno estavam muito pequeninos e duvidei que pegassem, por isso plantei-os em pequenos vasos.

 Apesar do frio eles vingaram e reparei que estavam já com guias. Vi que estava na hora certa para os colocar na terra. 

Preparei a terra e plantei-os esta manhã - 12/05/2013, não usei plástico preto ou tela de propósito, quero que se reproduzam, se usasse seria muito mais difícil ou até impossível que as guias ganhassem raízes. Aguardo que o tempo e a natureza façam o resto e espero no próximo ano ter uma verdadeira plantação de morangos selvagens.


12/05/2013

11 de maio de 2013

Tomateiros

Hoje de manhã a minha vizinha, a tia Alice, ofereceu-me umas mudas de tomateiros para plantar, aceitei pois os meus ainda estão muito pequenos, foram semeados muito tarde.

11/05/2013


Tratei de dar uma cavadela na terra e lá os plantei agora é esperar que agarrem bem e produzam ainda melhor.

Daqui a uma semana ou duas, tenho que lhes colocar uns cordões para que trepem e tenho que os capar - podar, retirar os filhos.


Alfaces

A minha vizinha, a tia Alice também me deu umas alfaces para plantar, claro que não me fiz rogada e tratei logo de as plantar. 

Espero que os meus amigos caracóis e melros não tenham muito apetite pois, as que plantei no outro dia, eles comem-nas à medida que vão crescendo. 



11/05/2013


9 de maio de 2013

Pitaya, actualização


Hoje de manhã fiz uma pequena ronda pelas minhas micro estufas e reparei que algumas sementes de pitaya já germinaram, já conto com 4 pequenas plantinhas.

A sua germinação não foi muito difícil nem muito demorada, cerca de dez dias estando com uma temperatura média de perto de 20ºC.

O seu crescimento parece-me um pouco lento, não sei se é normal, vou tentar informar-me melhor.

Quando houver novidades sobre as pitayas eu informarei.

Pitaya, 09/05/2013




7 de maio de 2013

Physalis

Physalis, que foi transplantado para um pequeno vaso no dia 27/04/2013.

Estes Physalis nasceram de sementes que recolhi num Physalis que vinha a  enfeitar um bolo de aniversário que apareceu cá por casa em Novembro. Foi  muito fácil limitei-me a abrir o fruto retirei as sementes lavei-as e sequei cuidadosamente. Semeei-as em Janeiro e elas lá germinaram e cresceram.

Vou deixar que cresça mais um pouco e que o tempo aqueça, isto é que não haja o risco de se formarem geadas, para o plantar em lugar definitivo no Jardim.
04/05/2013

04/05/2013



6 de maio de 2013

Boca-de-Leão

Boca-de-Leão já grandinho, mais duas a três semanas e acredito que apareçam as primeiras flores. Aguardo para ver que cores semeei.

Estas mudas foram transplantadas no dia 09/03/2013, o Sol veio finalmente para as ajudar a crescer.
04/05/2013
04/05/2013

5 de maio de 2013

Beringelas


Beringelas, há já alguns anos que venho plantando beringelas, comprava as mudas no início da Primavera. 

Este ano decidi comprar algumas sementes, para assim acompanhar todo o seu processo de germinação e crescimento. 
Não foi fácil a sua germinação, acho que muito por culpa do tempo pois tivemos um Inverno muito longo. A Primavera tardou a chegar.

Eis as minhas beringelas, gostaria que estivessem mais crescidas para serem transplantadas mas... bem é dar tempo ao tempo.


04/05/2013

A beringela ou berinjela é o fruto da planta Solanum melongena.
Muitas pessoas usam-na em dietas e tratamentos contra colesterol.
Há quem a cozinhe como a courgette, a gratine no forno, asse na brasa é passível de ser cozinhada de variadíssimas formas.