17 de março de 2015

Laranjas e Tangerinas

Este ano a produção de laranjas e tangerinas foi muito menor do que em anos anteriores.
Infelizmente acho que uma das laranjeiras está doente e poderá perecer, pois fizemos obras em casa e por mais que se tentasse ela acabou por sofrer um pouco.

Noto que este ano quer as laranjas quer as tangerinas estão muito sujas com uma espécie de borrão em alguns casos meio esverdeado.
Sempre que vamos apanhar algumas laranjas ou tangerinas é necessário lavar bem lavada a casca pois é muito desagradável à vista e mesmo falta de higiene tentar descascar e comer sem as lavar primeiro.





Tangerinas sujas cobertas por algo escuro


Laranjeira doente.

3 comentários:

  1. Já lhe deixei um comentário mas como não aparece deixo-lhe este sintético:
    Isso é ferrugem provocado por Cochonilha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pela informação a.leitão, será que há tratamentos inócuos? tipo truques caseiros? Estou certa que existirão tratamentos farmacêuticos,mas nao queria ter de recorrer a essess mesmos.
      Cumprimentos.
      P. Tomaz

      Eliminar
  2. Relativamente a tratamentos creio não haver solução que não passe pelo tratamento químico.
    Vejamos:
    A cochonilha que aparece nos citrinos e não só, segrega um liquido açucarado que atrai as formigas e são estas que em última instância provocam o aparecimento da "ferrugem". Matar as formigas não é solução porque as demais acabam por virem ao funeral (lol), sendo assim temos que ir à raiz do problema, controle das cochonilhas.
    Técnica:
    Quando o fruto atinja +- o tamanho de um ovo de pomba pulverizar com produto apropriado, antes, pode levar a queda acentuada dos frutos. Antes da pulverização é aconselhável uma boa rega.
    Com esta acção durante dois anos eventualmente três poderá conseguir uma acalmia de meia dúsia de anos, no entanto convém estar atento ao seu aparecimento.
    Outro aspecto a ter em conta é o facto do produto actuar por contacto e para isso é necessário que a cochonilha ainda não se tenha "encarapuçado" , são portanto aspectos a ter em conta.
    Procure na net sobre cochonilhas e encontrará literatura suficiente.
    Estas são algumas dicas de quem já teve e tem esse problema.

    ResponderEliminar