2 de novembro de 2013

Oliveiras, Azeitonas e o Azeite

Nesta altura do ano já vemos as Oliveiras a mudar de cor, pois as suas azeitones começam a madurar e a ganhar tonalidades mais escuras até se tornarem pretas, salvo as espécies verdes e vermelhas.

Em algumas zonas do país não tardará nada que se comece a apanha da azeitona, com a qual se fará o azeite que estará na mesa da consoada, o azeite novo.


Desde muito nova que esta tarefa é desempenhada em família, digamos que não era uma tarefa muito fácil, muito pelo clima, muito frio e muita chuva, característicos desta época do ano.

No passado a apanha demorava muito mias tempo, havia que fazer tudo manualmente, tirar azeitona a azeitona, apanhar uma a uma do chão. 
Hoje já não é bem assim. Foram surgindo pequenas ferramentas e maquinarias que facilitam esta tarefa. Temos os ancinhos para ripar as azeitonas, há as máquinas para varejar e ricas, alimentadas por baterias, os toldes que se colocam por debaixo das árvores são mais resistentes e leves, os terrenos e as plantações foram adaptados de forma a permitirem uma apanha rápida e eficaz.

Aquisição do ano passado, resulta mesmo

Acredito que cá por casa se começará a apanha dentro de duas ou três semanas. Quem manda, neste calendário, são as azeitonas e os lagares de azeite, pois não adianta fazer a apanha antes de estarem em funcionamento. 

Para se conseguir um bom azeite é necessário ter uma boa variedade de azeitonas, estas devem estar bem maduras, não devem ser apanhadas as que caíram ao chão e por lá ficaram muito tempo e seguir directamente para o lagar. Se as azeitonas ficarem em casa  em potes, tinas com sal ou com água acabam por se ir deteriorando e por em causa a qualidade do azeite, alterando a sua cor, textura, sabor e acidez. 

Uns dias antes de se apanharem as azeitonas para ser feito azeite, são apanhadas e escolhidas as melhores azeitonas para serem curtidas. 
Estas azeitonas depois de escolhidas são lavas e colocadas num recipiente com sal durante unas dias e depois é lhe deitado água e ficam assim durante várias semanas ou meses, devem ficar num lugar escuro para que fiquem com a tonalidade preta/escura. Passado esse tempo há que deitar a água fora, substituir por outra e repetir esta operação por alguns dias, depois é provar e adicionar os condimentos a gosto e começar a servir à mesa. 
Há anos em que cá por casa não se curtem as azeitonas, aqui não usamos pesticidas, por vezes as azeitonas são atacadas pela mosca da azeitona que fura a azeitona e deposita os seus ovos daí não prestarem para serem curtidas, pois já têm Carne no seu interior.

Sem comentários:

Enviar um comentário