30 de junho de 2014

Maracujá Banana-Passiflora mollissima. update

Mudas de maracujá banana, uma semana após o transplante para vaso.
mudas antes de as transplantar


Estava com algum receio, mas o tempo húmido e fresco ajudaram à ambientação das plantas, por enquanto vou-as mantendo junto da camélia e a outras plantas para que não recebam o sol diretamente.
30/06/2014
Espero ter no próximo ano alguns frutos destes.

18 de junho de 2014

O batatal

Eis o batatal de 2014.

Poderia estar melhor mas ainda assim dadas as circunstâncias não está nada mal.

 Este ano apenas as reguei uma vez e por cerca de 30 minutos, terei de as regar nos próximos dias.

Fiz 3 tratamentos com carda bordalesa, um antifungico.

 Esta é a visão das batatas que foram afetadas pelas geadas de final de maio. A Queima ainda foi grande as batatas estão a recuperar dos estragos sofridos.

Nesta área as batatas estavam protegidas pela ramagem das oliveiras, escapando assim às geadas.

O que é a Calda Bordalesa


Calda bordalesa que também é conhecida como Mistura de Bordeaux é um fungicida muito usado na agrícola tradicional, na sua composição existe o  sulfato de cobre, a cal hidratada ou cal virgem e água. 

Muito usada no combate a alguns fungos e na protecção de plantas e árvores de fruto no Inverno, nomeadamente laranjeiras, limoeiros, entre outros.

É possível comprar esta calda em pó, molhável, e depois aplicar, mas há quem prefira fazer as sua própria calda usando sulfato de cobre em pedra e cal, adaptando assim a dosagem de cada um dos componentes.

17 de junho de 2014

Colheita frutuosa

O fim da tarde de ontem não foi muito feliz, futebolisticamente falando, por isso aos 47 minutos larguei a televisão e fui ver a minha horta. Como quem semeia colhe, assim foi, eis o resultado da colheita de ontem.

Morangos
Morangos selvagens
Framboesas
Nêsperas/manganórios
Beterraba (não consta da foto)


As nêsperas, os manganórios

A colheita das primeiras nêsperas ou manganórios muito graúdas e muito aromáticas, falta provar...

16 de junho de 2014

Cebolo - Cebolas, atualização

O cebolo plantado/semeado a partir de pequenas cebolinhas, segue de vento em popa. Não se detetam muitas perdas nem nada espigado. Costumam dizer que esta forma de cultivar as cebolas, com o recurso a cebolinhas é mais propensa para que vão espigando desde muito cedo ainda no canteiro.

12/06/2014



15 de junho de 2014

Regar numa sexta feira 13.... uiiiiiiiii

Antes da rega propriamente dita tive de preparar o motor e lá encontrei um amiguinho, um escaravelho de dimensões generosas, nada que metesse qualquer tipo de medo ou receio, retirei-o e ele lá foi à sua vidinha.

Verificada a existência de gasolina e petróleo nos depósitos, ferrada a mangueira, tudo a postos e lá começou a água a cair.


Infelizmente não verifiquei bem o motor e saltou uma pecinha por onde sai o ar quando estamos a ferrar a mangueira e começou a jorrar água, apanhei uma valente molha e lá tive de terminar a rega mais cedo.


No final da rega e no final da tarde de sexta feira 13 terminei assim, encharcada e com uma mão inchada.

Não acredito que tenha sido por culpa do dia, certamente invadi a rota de um qualquer insecto voador e não verifiquei todos os componentes do motor, como um estava solto veio daí o banho. 


14 de junho de 2014

Amiguinho da Horta

Ontem foi dia de rega, ou melhor final de tarde.

Na  hora de prepara o motor de rega eis que lá apareceu mais um amiguinho, sim este apesar do aspecto portou-se muito bem deixou que o retirasse do motor, deixou-se fotografar e lá foi à vidinha dele. 

Contrariante a outro qualquer amiguinho da horta anónimo que me mordeu cinco minutos antes, o qual eu não vi apenas ficou o resultado para documentar os estragos.




Estragos causados pelo amiguinho da horta anónimo

30 segundos após ter sentido dor, uma espécie de picada mas não vi qualquer tipo de insecto ou outro tipo de animal ou planta que me possa ter tocado. 
45 minutos após o ataque



13 de junho de 2014

A luta do feijão verde e as geadas tardias de maio

Uma luta entre o feijão verde trepador e as geadas de final de maio.

As rigorosas geadas do final de maio estragaram grande parte do meu canteiro do feijão verde trepador. Grande parte dos feijoeiros ate desapareceram. Não voltei a semear pois pelo avançar da data já não iriam produzir a tempo.


Feijocas

As feijocas passaram um mau bocado com as geadas tardias de maio mas ainda assim estão a ficar bonitas e cheias de flor.

Agora temo pelos rigores dos raios solares, que tal como nos seres humanos também fazem mossa nas plantas e vegetais, que à sua maneira também apanham verdadeiros escaldões que comprometem o seu bom desenvolvimento.

Aguardemos pelos próximos tempos.

10 de junho de 2014

Maracujá Banana, até que enfim duas plantinhas

 Já perdi a conta a todas as tentativas de germinar e fazer vingar plantinhas de maracujá banana. 
Não sei se será desta mas nunca tinha chegado tão longe.

Cerca de 35 dias após a sementeira eis que germinaram e ainda resistem duas plantinhas. Parecem mais robustas do que em tentativas anteriores, o que me dá ânimo e esperança de que vinguem.

Vou dar-lhes mais algumas semanas e se continuarem a fortalecer irei separá-las e plantar num vaso maior. Não vou colocar diretamente na terra pois tenho alguns receios quanto ao clima e à gula de diversos sinsetos.

8 de junho de 2014

Framboesas, pequeno almoço tardio mas saudável


Hoje o pequeno almoço foi tardio por esse fato compensei com os produtos, framboesas docinhas da horta/jardim e alguns morangos selvagens.

De ano para ano vai aumentando a produção de framboesas e a sua doçura.

Estas plantas foram-me dadas pela minha amiga Ilda Reis é uma variedade que não tem muitos espinhos, pois tenho conhecimento de outras variedades que se parecem com as silvas e produzem frutos menos adocicados. 


Flores do Jardim em junho

Algumas flores do jardim











7 de junho de 2014

Frutos em Flor

 Kiwis em flor.



Tangerineiras em flor.

Dióspiro kaqui em flor.


Laranjeira em Flor.

Clementinas em flor.


Passiflora, maracujá em flor.