27 de abril de 2014

Já há Morangos...

Já há Morangos...



Pena é eu não gostar de morangos... LOL

Feijão - Feijão Verde Anão

A minha Mãe semeou esta variedade de feijão há cerca de um mês, nasceram todos mais ou menos certinhos.

 Trata-se de um tipo de feijão anão para produção de feijão verde - vagem. 

No ano passado semeei uma variedade semelhante, mas não fiquei fã das vagens, pois eram muito curas e ficavam duras muito rapidamente.

 
O tempo dos últimos dias não tem estado favorável, pelo que os feijões estão à mercê de doenças - fungos míldio e oídio, pragas - pulgão e formigo e da formação de geadas noturnas. Veremos se resistem e quais as vagens que produzirão. 

26 de abril de 2014

Cenouras semeadas, já não era sem tempo...

Ontem foi o dia D, ou melhor o dia C, das cenouras... tive finalmente um tempinho para preparar a terra e semear duas qualidades diferentes de cenouras. 

Uma das variedades estima-se que estarão prontas a colher ao fim de cerca de 85 dias, a outra por volta dos 100, 120 dias.

Desta vez não usei a técnica das fitas de sementes, pois não tive tempo para as fazer. Usei uma técnica que me foi dada pela Dn.ª Clarinda.
Esta técnica passa por misturar as pequenas sementes com areia ou terra e depois espalhar pelo terreno, desta forma as cenouras ficarão devidamente distribuídas por todo o terreno. Não sei se usei bem a técnica, as próximas semanas irão mostrar isso mesmo.

 Para bem ser, já deveriam de estar semeadas há mais de 30 ou 40 dias, mas mais uma vez o tempo chuvoso e os tempos da vida profissional não o permitiram.

Agora é ir vendo, mondando, regando sempre que necessário e esperar que a natureza faça o resto.

24 de abril de 2014

Ervilha, o legume proibido...


Descobri há mais ou menos um ano que as ervilhas são um legume proibido, pelo menos para mim, uma só ervilha é capaz de causar grandes estragos na minha aparência e bem-estar.

Esta descoberta não me desanimou, claro está que não posso comer, nem vagem nem o grão mas continuo a cultivar.

O inverno chuvoso impediu-me de as semear em tempo útil, mas a natureza que tudo sabe, encarregou-se disso e nasceram algumas plantas no local onde as havia cultivado no ano passado. 

Neste momento já tenho ervilhas em vagem prontas a serem colhidas.
A Mariquinhas encarregar-se-há de as comer.



23 de abril de 2014

Beringelas, meloas e melancias.

Pequenos estufins para proteger as beringelas, as meloas e as melancias.
Usei garrafas pet, cortadas e com pequenos furos, pois as noites ainda estão frias e a descida de temperatura dos últimos dias e dos dias que se avizinham podem causar estragos.